Hino Nacional ilustrado para maternal

Projeto Mauricio de Souza (Turma da Mônica)



Projeto Mauricio de Souza (Turma da Mônica)

Alunos atendidos:MI MIIA, MII

B

Tema: Mauricio de Souza

I- Apresentação

As histórias em quadrinho da Turma da Mônica são bastante conhecidas pela garotada e podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas. Como os personagens também são crianças, é comum que os alunos se identifiquem com algum deles.

Neste trabalho iremos usar a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento para trabalhar temas transversais com as crianças de oito anos.

II- Justificativa

O presente trabalho tem por objetivo auxiliar o trabalho de professores em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta – los para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando – os a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.

Neste sentido buscando subsídios na teoria de alguns autores na abordagem sócio - interacionista, onde, a aprendizagem acontece por meios de internalização a partir do processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva. Pois os seres humanos convivem em sociedade, na dimensão moral da ação que implica em um posicionamento em relação aos valo

res, que servem portanto para verificar a coerência entre pratica e princípios, questionar, reformular e fundamentar onde o individuo seja integrante das transformações sociais e culturais.

Utilizando recursos acessíveis estaremos contribuindo para a melhoria das condições de ensino em nossas escolas, sobretudo, nos aspectos relacionados aos métodos tradicionais e com isso estaremos mais próximos de alcançar nosso principal objetivo, que é de mediar o conhecimento real e potencial, através da literatura infantil criando situações que suscitem a discussão acerca de valores, morais, sentimentos e atitudes.

- Público Alvo (Perfil da Turma)

V- Conteúdo Cientifico Abordado

- Língua Portuguesa

  • Leitura e interpretação das histórias em quadrinho de Mauricio de Souza
  • Reconhecer no texto relações entre personagens e ações (M.H)
  • Respeitar e acolher opiniões alheias (M. H)

- História

  • Reconhecer e identificar algumas diferenças existentes entre pessoas pertencentes ao mesmo grupo social (M.H).

- Geográfica

  • Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural
  • Reconhecer diferentes formas de exploração da natureza (M.H)
  • Reconhecer o bairro como espaço geográfico interligado a outros lugares (M.H)

- Ciências

  • Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social (M.H)

VI- Interesse e Motivação

Trabalhar de forma lúdica e prazerosa a educação moral e ética, auxiliando a criança no processo de ensino aprendizagem.

VII- Recursos de Ensino

  • Começar o projeto com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
  • Cartaz da Turma da Mônica.
  • Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica (Paramount Pictures.)
  • Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
  • Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda
  • Levar a turma para brincar de pular corda, amarelinha, etc.
  • Confeccionar um bichinho de estimação para as crianças na 2ª aula.
  • Confeccionar boneco de cebola 3º aula
  • Confeccionar o sabonete decorado na 4ª aula
  • Confeccionar o chapéu do Chico Bento na 5ª aula

VIII- Descrição aula a aula

1ª Aula - Os Personagens

  • Após conhecer um pouco da biografia de Mauricio de Souza, é hora de conversar com os alunos sobre os personagens criados por ele.
  • Perguntar se conhecem os personagens da Turma da Mônica. Quais são eles?
  • Fazer perguntas levando em consideração as características de cada personagem: está certo a Mônica bater nos meninos? Porque o Cebolinha fala errado? É saudável não tomar banho, como faz o Cascão?

2º Aula- Mônica – As características da personagem serão exploradas para incentivar as crianças a falarem sobre si.

  • Questionar como é a vida da Mônica, “Com quem ela mora?”, “Como é sua família?”, “Qual é o seu brinquedo favorito?”.
  • Fazer as mesmas perguntas para as crianças.
  • Quais as brincadeiras de que Mônica mais gosta?
  • Conversar com a turma sobre a importância da família e sobre o carinho que a Mônica tem pelo Sansão, seu coelhinho de pelúcia.
  • Discutir o fato de a Mônica bater nos amigos com o Sansão.
  • Pedir para as crianças desenharem a personagem ou modelar com massinha

3º Aula -Cebolinha – Respeitando as diferenças

  • Conversar com as crianças sobre a forma como o Cebolinha fala. É errado? Será que ele fala assim de propósito? Aproveitar para trabalhar a questão da inclusão e explicar aos alunos que é necessário ajudar os colegas com mais dificuldades.
  • Discutir com a turma sobre o comportamento do Cebolinha em relação à Mônica. Está correto ele criar os “planos infalíveis”? Ele pode chamar a coleguinhas usando apelidos que ela não gosta? Por quê?

4ª aula -Cascão – Ele tem medo de água e adora sujeira – trabalhar a importância da higiene

  • Perguntar aos alunos quais são os medos deles.
  • Conversar sobre as noções de higiene e falar dos animais que vivem no lixo, as doenças que podem transmitir , que precisamos tomar banho todos os dias e lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro ou brincar

5º aula - Chico Bento – Este personagem mora

no campo, por isso valoriza muito a natureza.

  • Conversar com a turma sobre as diferenças entre a Zona rural e urbana.
  • Meios de transporte utilizado
  • A importância de se cuidar do meio ambiente.

Enceramento – Culminância

Para encerrar o projeto, organizar uma

festa com os alunos, onde os mesmo deverão vir fantasiados do personagem da Turma da Mônica com o qual mais se identificaram, ou o que mais goste.

Comentários