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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O que não pode faltar no planejamento das aulas?

Compromisso: Estruturar o planejamento das aulas
1.Distribua todas as modalidades organizativas no decorrer do ano letivo

A organização das atividades em sequências e projetos permite que os alunos se relacionem com o objeto de ensino e avancem em seus conhecimentos. Além disso, eles compartilham dos propósitos estabelecidos por você. Ou seja, precisam saber o que será feito ao longo do tempo e por que farão isso. Assim, todos ficam cientes dos objetivos das atividades e do que se espera que aprendam com esse trabalho, o que dá muito mais sentido às atividades em classe.

 

Compromisso: Estruturar o planejamento das aulas

2. Selecione o material didático previsto para ser usado durante o ano

Um professor que sabe o que vai fazer chega à sala muito mais seguro e capaz de intervir para que os alunos aprendam. Prever não quer dizer fechar alternativas, mas organizar melhor a prática, sempre e todo dia.

 

Compromisso: Estruturar o planejamento das aulas

3.Preveja como serão as atividades e as avaliações

O momento é voltado para a organização do trabalho didático, para a definição de quais conteúdos serão trabalhados, de quais estratégias pedagógicas serão empregadas e como serão as atividades e as avaliações. Uma parte desse trabalho pode ser feita em conjunto entre os professores e outra, mais detalhada, elaborada individualmente, de acordo com as características de cada turma.

 

Compromisso: Estruturar o planejamento das aulas

4.Organize a sala de aula para receber os alunos

 É importante que as crianças sejam recebidas em um espaço acolhedor, por isso, ambientar a sala é fundamental porque assim elas conseguem se familiarizar de forma mais fácil com o espaço. Isso também pode ajudar na integração dos pequenos e na aprendizagem deles. Uma sala bem sinalizada, com espaços bem definidos (cantinhos dos livros, do alfabeto) ajuda as crianças a entenderem de forma mais fácil as regras de convívio e ajuda a criar um ambiente alfabetizador.

 

Compromisso: Estruturar o planejamento das aulas

5.Peça ajuda sobre como trabalhar com os alunos deficientes

Todo professor deve garantir a aprendizagem dos alunos, mesmo que eles estejam em condição de desvantagem. Por isso, é fundamental que sejam desenvolvidas adaptações dos recursos e dos materiais para os alunos deficientes. Para isso, é necessário personalizar as experiências e aproveitar o potencial que seus alunos têm para se desenvolver.

 

Compromisso: Visitar os espaços e os recursos disponíveis

6.Liste os materiais disponíveis que poderão ser usados em suas aulas durante o ano letivo. Depois, planeje e preveja o uso de laboratórios, quadras, bibliotecas, salas de leituras e de vídeos

Quando todos os professores decidem previamente o que vão fazer e quando, fica mais fácil organizar o uso dos espaços comuns - como laboratórios, quadras poliesportivas e biblioteca ou sala de leitura - e dos equipamentos e recursos disponíveis, como TV, aparelhos de som e DVD, mapas, jogos etc.

 

Compromisso: Visitar os espaços e os recursos disponíveis

7.Considere os novos espaços na hora de fazer o planejamento das aulas

Para isso, é necessário que o professor faça uma visita na escola, caso ela tenha passado por alguma reforma durante as férias. Conhecer as mudanças ocorridas na estrutura física, como a construção de espaços que podem ser usados por todos é fundamental para que você planeje novas atividade


Tirada da Revista Nova Escola

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