Seguidores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Projeto Pedagogico Para Adaptação Educação Infantil (Creche)


Projeto Pedagogico Para Adaptação Educação Infantil (Creche)

PROJETO: Adaptação com amor

JUSTIFICATIVA:
O período de adaptação é muito importante, tanto para a criança como para os pais. Constitui uma oportunidade de estabelecermos vínculos afetivos dentro de uma convivência, que é diferente da familiar.
Mesmo para as crianças que já frequentam a escola e que conhecem  os colegas e os educadores, ficam inseguros.
Durante este período é comum que todos se sintam ansiosos para que tudo caminhe da melhor maneira possível.
OBJETIVOS:
·         Possibilitar à criança o reconhecimento da instituição como um espaço aberto ao seu desenvolvimento integral, complementando e ampliando seus conhecimentos já trazidos de casa.
·         Estabelecer relação de confiança recíproca entre professores, crianças e famílias.
·         Receber as crianças com atenção, afeto e cuidado.
·         Acolher com atividades planejadas priorizando o lúdico e os momentos de interação.
·         Amenizar a ansiedade e a dor da separação da criança com a mãe ou responsável.
·         Estabelecer vínculo afetivo entre o professor e a criança.   
·         Cuidar e educar com respeito e afeto nos primeiros contatos da criança ao ingressar ou regressar à escola.

A FUNÇÃO DO PROFESSOR E AUXILIAR EDUCACIONA NA ADAPTAÇÃO:

“Quanto ao professor, este deve estar proporcionando um ambiente agradável e acolhedor com atividades lúdicas e prazerosas as quais supram o processo de separação vivido pela criança, e que estimule a sua individualidade e socialização, como músicas e danças, jogos e brincadeiras, histórias dentre outras, dessa forma o professor irá conquistar a confiança da criança e conseqüentemente facilitará o processo de adaptação e socialização da mesma, principalmente em se tratando da pré-escola.
O professor nesse processo aparece como mediador principal no contexto da adaptação à vida escolar. Assim como as crianças e os pais, nesse momento, também passa pelo processo de adaptação, pois a cada ano que se inicia novas experiências, novas crianças, novos pais serão conhecidos. As expectativas são muitas: como serão as novas crianças? Serei bem aceita por elas? Será que elas confiarão em mim? Ademais, a rotina de sala de aula e muitas vezes da própria escola são modificadas diante das peculiaridades encontradas no processo de adaptação
Enfim, o professor é o principal mediador e tem que atender as expectativas dos pais, ganhar a confiança das crianças e de seus familiares e ainda, conduzir esse processo, além de trabalhar seus próprios sentimentos. Está sendo posto o tempo todo à prova e é necessário sempre ampliar e capacitar os seus conhecimentos”.

DESENVOLVIMENTO:
Atividades que proporcionam  o desenvolvimento das diversas formas de linguagem como cantar, dançar, imitar, balbuciar, desenhar, pintar, dentre outras;
Atividades que auxiliam no desenvolvimento psicomotor como engatinhar, arrastar, correr, rolar, pular, rasgar, amassar, subir, descer, andar em linha reta, empurrar
Atividades que instiguem a imaginação e a criatividade: faz-de-conta, reconto de histórias e brincadeiras livres
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Apresentação das dependências da escola, bem como de seus colaboradores e suas respectivas funções; A apresentação das dependências da escola deve acontecer de forma natural, através dos momentos de alimentação no banho, no pátio, no contato com os funcionários e demais alunos da Escola.

Roda de música;
• Dançar ao som de CD's;
• Imitação;
• Momento de leitura;
• Roda de conversa;
• Momento da higiene;
• Chamada "Quem veio à escola hoje";
• Como está o tempo?
• Que dia é hoje?
• Brincadeiras dirigidas.
• Bolinhas de crepom;
• Dança das cadeiras;
• Pega-pega (correr, parar);
• Rasgar papel;
• Pular;
• Rolar;
• Espreguiçar.
Imaginação e criatividade
• Brincadeira livre;
• Brinquedos de encaixe;
• Dramatização;
• Leituras;
• Brincadeiras de casinha;
• Mímica;
• DVD.
AVALIAÇÃO:
Feita com observação, participação, adaptação de cada aluno, individualmente e coletivamente.
CULMINÂNCIA:
 Confecção cartão para as mães e construção de mural coletivo para apresentação no espaço do projeto.

6 comentários:

  1. Muito bom! É necessário uma olhadinha no projeto para relembrar alguma atividade ou algo que possa ter sido esquecido. Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jéssica!
    Muito bem elaborado seu projeto!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jessica !
    Acabei de ver seu projeto, que lindo. Agora tenho uma ideia melhor do projeto que preciso fazer, sobre a importancia da brincadeira para as crianças. Seu trabalho é esclarecedor.
    Parabens ! Abraços !

    ResponderExcluir