Para pregar

A Caixa é montada é uma cruz com a palavra JESUS, no centro, enfatizando o verdadeiro e maior presente que o homem pode vir a receber nesta vida, a SALVAÇÃO - Ofereça JESUS, a SALVAÇÃO aos seus alunos.
Apresente a caixa de presente as crianças.

Pergunte a elas: Quem aqui já ganhou um presente de aniversário? E do dia das crianças? E no Natal? Quem já ganhou um presente especial? (ouça as respostas com atenção).

Todos nós gostamos de ganhar presente não é mesmo? Principalmente quando é aquele presente que tanto sonhávamos, como uma bicicleta, uma boneca, uma bola ....
Mas será que esses presentes são os principais da nossa vida? Será que conseguimos viver apenas com as coisas materiais? (ouça as respostas)

Crianças, os melhores presentes são os que Deus nos dá. Sabem quais são? A saúde, a família, a nossa Igreja, o nosso trabalho, a sabedoria e muito mais.
Mas existe um presente que é o mais especial de todos, e esse presente está aqui na minha dentro dessa caixa (mostre a caixa). Vocês sabem o que é? (deixe as crianças curiosas, ouça as opiniões).

Olha ..... Muitas crianças já tem esse presente e quem não tem deveria ter, porque ele é o melhor presente do mundo!

Já que vocês estão curiosos eu vou mostrar para vocês, mas com uma condição, eu quero que vocês prometam que vão cuidar muito bem desse presente, pois tem muitas pessoas que recebem e não dão valor, aí sabe o que acontece? Elas acabam perdendo o presente, ás vezes até deixam alguém roubar, pois na nossa vida existe diariamente "o inimigo" querendo sempre nos tirar do caminho do Senhor.
Mas vocês prometem que vão cuidar mesmo? (Depois de deixá-los bem curiosos abra o presente formando a cruz).
A SALVAÇÃO, esse é o maior presente que alguém pode receber, e quem recebe deve cuidar com muito zelo e amor, pois Satanás deseja roubá-lo.
Leia a frase: Mateus 10:22 Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Termine a mensagem perguntando se alguma criança deseja aceitar JESUS em sua vida, e assim dá o primeiro passo para a SALVAÇÃO, nunca saindo dos caminhos do Senhor.

Para pregar

HISTÓRIA: A triste condição de “Mucho”

RECURSO ARTESANAL CONFECCIONADO PELA DESIGNER EM EVA E DESENHISTA DA CENTRAL GOSPEL: ANNABEL (021) 9681-2087 OU 2697-8241
(TODAS AS PEÇAS SE DESTACAM COM AUXÍLIO DE VELCRO)
.
Quando vocês olham para o menino Mucho o que vocês acham dele? Um menino normal, de boa aparência não é verdade? Ele é como a maioria dos meninos que vocês vêem na rua todos os dias. Talvez esse menino seja um pouco parecido com vocês... Será?
.
O que vocês até agora não conseguiram ver é a forma como ele realmente é! Na verdade ele não está nada bem... É um menino digno de pena! Vocês podem imaginar o que se passa com ele?
.
Vejam...
.
Ele está com fome! (COLOCAR O PRATINHO VAZIO NAS MÃOS DELE)
Vocês já passaram fome alguma vez? Mucho está com fome há alguns meses e só vive reclamando do seu estômago que não para de roncar reclamando de fome. O mais intrigante é que ao seu redor há muitas pessoas que têm alimento de sobra, mais parece não dar muita importância para ele. Até seus amigos, professores e parentes não estão atentos á fome de Mucho...
.
Mas... Mucho esta doente, como não ficar doente se há meses não se alimenta? Ele está desnutrido e acredite em mim, essa doença é perigosa! Vocês dizem que ele parece estar doente? Sim, eu sei que nem parece... Mas a doença dele é uma espécie de câncer ou qualquer coisa parecida, é que no começo não dá pra perceber ela está bem escondida lá dentro e quando começar aparecer será tarde demais! Mais Mucho sabe que está doente e precisa de ajuda, mais ela não sabe pra onde ir. Por muitas e muitas noites ele chora até dormir por causa da situação em que se encontra.
.
Mucho também está aleijado... (COLOCAR A MULETA EM BAIXO DE SEU BRAÇO)
Pois sem a alimentação adequada, seus ossos estão fracos e ele está sem forças para caminhar. Sem forças e sem alimentação ele não consegue raciocinar bem e está sempre perdendo a direção.
.
E isso não é tudo. Mucho está cego! (COLOCAR O ÓCULOS EM SEU ROSTO)
Não pode ver o caminho ao seu redor e está completamente sem auxílio. Não há ninguém para guiá-lo, vai tateando na escuridão e na ignorância dos buracos que estão á diante. As pessoas passam apressadas e ainda balançam a cabeça dizendo assim: Mais que menino!
.
E... Vocês sabiam que Mucho é escravo? (COLOCAR A CORRENTE EM SEUS PÉS)
Ele está nas garras de um Senhor sem piedade que controla a sua vida. Ele é prisioneiro contra a sua vontade, muitas vezes já até pensou em fugir, mais para onde iria? Onde poderia encontrar refúgio? Nem ele mesmo consegue se lembrar de quando e como foi cair nas garras desse terrível senhor, nem vê algum modo de escapar...
.
Olhem bem para ele agora... Ele é uma criança e precisa ser instruído, precisa que alguém lhe diga o que fazer, mas por ter aprendido tantas coisas pelas ruas, abandonado á própria sorte agora a sociedade diz que ele é um elemento perigoso e não deveria estar solto, mas em uma instituição. Acima de tudo dizem que ele é o próprio culpado pela sua situação...
.
O pior de tudo é que Mucho está condenado á morte! Embora não saiba, a pena de morte já foi decretada. E, acreditem ou não, Mucho não vive na China, na Índia ou em qualquer outro país no estrangeiro, mas aqui bem na nossa cidade, na sua rua, na minha rua.
.
Mucho é uma palavra Espanhola e significa “MUITOS” e representa as milhares e milhares de crianças (meninos e meninas), do Brasil. Muitos estão pertinho de nós (amigos da escola, nossos vizinhos, primos, irmãos), eles estão morrendo de fome por falta do Pão da Vida e morrendo de sede por falta da Água da Vida. Doentes e aleijados pelo pecado, cegos e escravos de Satanás e condenados ao castigo eterno, em João 3:18.
.
MUITAS crianças não freqüentam qualquer Escola Dominical ou Igreja e estão completamente fora do alcance do Evangelho de Cristo. MUITOS... Até vão á Escola Dominical, estão sempre na Igreja, mas ainda não conhecem a voz de Deus e estão na mesma situação de Mucho, pois não lêem a bíblia, não oram, não falam de Jesus... Às vezes ninguém sabe que ele é um servo de Deus.
.
Assim como Samuel desde 03 anos de idade morava com Eli no templo de Silo e embora vivesse dentro de uma igreja, aos 10 anos quando ouviu a voz de Deus, ele não conseguiu entender que era Deus chamando, simplesmente porque não conhecia a Deus e, nunca tinha tido uma experiência com Deus!
.
Deus levantou você para ir ao encontro dessa necessidade e levar o evangelho a muitas crianças que ainda não foram alcançadas.
Talvez tenha visto Mucho por aí, ou ele more dentro de você...
.
(1) Faminto
Provérbios 13:25 O justo come até ficar satisfeito, mas o ventre dos ímpios passará necessidade.
.
Isaías 5:13 Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.
.
(2) Doente Isaías 1:5-6
Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
.
Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.
.
(3) Não sabe andar
Salmos 1:6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
.
(4) Cego
Isaías 59:10 Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos.
.
(5) Acorrentado (preso)
Salmos 107:10 Tal como a que se assenta nas trevas e sombra da morte, presa em aflição e em ferro;
.
Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. Marcos 5:4
.
JESUS PODE MUDAR ESSA SITUAÇÃO!
Porque o SENHOR ouve os necessitados, e não despreza os seus cativos. Salmos 69:33
.
(1) Faminto – Pão da Vida / Pão Vivo / Água Viva
(2) Doente – Sara nossas feridas
(3) Não sabe andar – Caminho
(4) Cego - Luz do mundo
(5) Acorrentado (preso) – Quebra cadeias, liberta

Recursos para pregação infantil






























Para pregar


Livros sem palavras




PÁGINA Amarela
Esta página amarela nos fala do Céu. Não posso lhe dizer como é lindo o Céu, mas há um versículo da Palavra de Deus que nos dá uma idéia. É o Apocalipse 21.21 “E as doze portas eram doze pérolas...A praça da cidade é de ouro puro.”
Mais do que isso, o céu é um lugar de alegria. Ninguém fica doente no Céu. Não há dores, nem sofrimentos, nem tristezas. Melhor ainda, ninguém morre. “E Deus enxugará dos olhos as lágrimas e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21.4)
Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso. Você já sabia que Deus o ama tanto que quer que você esteja no Céu com Ele para sempre? Quando o Senhor Jesus voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressuscitar dos mortos, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. E Deus quervocê lá com Ele para ser feliz eternamente.

PÁGINA PRETA

Esta página amarela nos fala do Céu. Não posso lhe dizer como é lindo o Céu, mas há um versículo da Palavra de Deus que nos dá uma idéia. É o Apocalipse 21.21 “E as doze portas eram doze pérolas...A praça da cidade é de ouro puro.”
Mais do que isso, o céu é um lugar de alegria. Ninguém fica doente no Céu. Não há dores, nem sofrimentos, nem tristezas. Melhor ainda, ninguém morre. “E Deus enxugará dos olhos as lágrimas e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21.4)
Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso. Você já sabia que Deus o ama tanto que quer que você esteja no Céu com Ele para sempre? Quando o Senhor Jesus voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressuscitar dos mortos, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. E Deus quervocê lá com Ele para ser feliz eternamente.

PÁGINA VERMELHA
Esta página vermelha representa o precioso sangue do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina que “o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1.7). Não é maravilhoso saber que Deus não somente nos ama tanto que nos quer no Céu, mas nos ama tanto que deu Seu único Filho para ser o nosso Salvador e para levar o castigo de nossos pecados? Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, Deus pôs sobre Ele os nossos pecados. Assim que diz 2 Co 5:21 “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que n'Ele fôssemos feitos justiça de Deus”.
Depois de morrer em nosso lugar, Jesus foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou! Viveu novamente! Jesus está vivo! E porque Ele vive, Ele pode vir morar em nossos corações. Ele diz agora: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa” (Ap 3:20). Quando convidamos o Senhor Jesus a entrar em nossos corações e ficar para nos salvar do pecado, Ele entra e fica.

PÁGINA BRANCA
A página branca representa o coração limpo, que Jesus já purificou. Sabe quão branco ele faz o coração que O recebe? Tão branquinho como a neve? Não! Mais branco do que a neve! A Bíblia diz,“Lava-me, e ficarei mais alvo que a neve” (Sl 51:7b).
Você não gostaria de ter o seu coração tão limpinho assim? Deus quer perdoar os seus pecados e purificar o seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador. Jesus já morreu em seu lugar; ele quer ser o seu Salvador; quer lhe dar a vida eterna...vida eterna no Céu.
Jesus está batendo à porta do seu coração. Você precisa abrir a porta e deixá-lO entrar. Não quer fazer isso agora mesmo? Então, abaixe agora a sua cabeça e peça ao Senhor Jesus que entre em seu coração. Peça para Ele ser o seu Salvador.
A salvação é um presente. Como fazemos ao receber um presente? Agradecemos, não é? Então, diga “muito obrigado” agora mesmo a Deus, o Pai. Agradeça a Deus por ter enviado o Senhor Jesus para morrer em seu lugar. Agradeça que Ele agora o salvou e perdoou seus pecados. Agradeça que Ele lhe deu agora a vida eterna.

PÁGINA VERDE
A página verde nos fala da nova vida que recebemos quando aceitamos o Senhor Jesus com Salvador.
Quais são as coisas verdes que existem na natureza? Sim, as ervas, as árvores, o gramado e as plantas em geral. E todas são coisas que têm vida. Vamos ler mais um versículo da Bíblia. É João 3:36“Quem crê no filho tem a vida eterna”. Você agora crê no Senhor Jesus como Salvador e Senhor da suavida (dono)? Então, este versículo fala de você. Diz que você tem o quê? Exatamente, você tem a vida eterna - o tipo de vida que precisamos ter para poder entrar no Céu. Você não está contente de ter recebido Jesus como seu Salvador?
E, agora, esta nova vida precisa ser alimentada pela leitura da Palavra de Deus (2 Pe 3:18), e pela oração. Assim você irá crescendo espiritualmente na vida cristã, agradando ao Senhor Jesus na sua vida diária e ganhando outros para Ele

Blogs e sites showsssssssssss

http://amoremensinar.blogspot.com









Para pregar









Histórias evangelísticas!!!

CORAÇÃO...

Assim é o coração das pessoas que desprezam a Deus, mesmo que por fora elas estejam sorrindo, por dentro elas estão infelizes, mesmo que elas estejam rodeadas de pessoas, elas se sentem sozinhas no mundo. Que tristeza...

Dentro deste coração há muitas coisas ruins, vocês gostariam de saber o que há dentro deles¿

(COLOQUE AS PALAVRINHAS ENQUANTO EXPLICA UMA A UMA)

Desobediência: Acho que o dono deste coração não gosta de respeitar o papai e a mamãe, a Bíblia diz que devemos honrar nossos pais que sejamos abençoados, (Êxodo: 20.12) não só os pais, mas os professores, os mais velhos, o pastor, etc. Devemos obedecer principalmente a Palavra de Deus que nos mostra a vontade do Senhor.

Ira: Se o coração não tem amor nada mais adianta (1Corintios: 13.3). Quando o coração não perdoa, as feridas nunca saram e ele irá sofrer muito por causa disso, o ódio que ele mesmo tem só vai machucá-lo mais ainda.

Fofoca: Hum... Tem gente que adora falar dos outros e apontar seus erros. Enquanto ele fala de alguém, acaba percebendo que sua vida está muito pior (Mateus 7:3). Deus despreza esse tipo de coisa, infelizmente há muitos corações que dizem ter Jesus mas fazem essas coisas, como Deus pode morar em um coração assim¿ Se quiser ser feliz de verdade terá que abandonar esse tipo de atitude.

Tristeza: É a conseqüência de todo o resto. As pessoas que não tem Cristo tentam encontrar a alegria com outras coisas, como o dinheiro, festas, amigos, viagens, bebidas, etc. Mas nada disso traz alegria duradoura. Somente quando esse coração reconhecer que precisa de Jesus e aceitá-lo como Salvador de sua alma, é que ele encontrará o que tanto procura.

(COLOQUE AS PALAVRINHAS ENQUANTO EXPLICA UMA A UMA)

Amor: O próprio Deus que mora nele é amor e ele vai mostrar isso através das suas atitudes; ajudando aos outros, não falando mal de ninguém, perdoando, etc.

Perdão: Agora que ele já aprendeu a perdoar, as suas feridas estão saradas e mesmo quando alguém o prejudicar o amor de Deus que está nele vai ajudá-lo a perdoar.

Paz: Ele está tranqüilo, pois sabe que seus pecados estão perdoados e o dia que partir o céu o espera. Mesmo quando ele passar alguma dificuldade não terá medo, pois tem a certeza de que Jesus está com ele.

Alegria: Finalmente ele encontrou! Jesus preencheu todo o vazio que sentia e agora está feliz. Pode faltar tudo, mas se Jesus morar em seu coração tudo fica bem. Será que aqui tem alguém que quer trocar seu coraçãozinho triste por um novo coração¿¿¿

Faça o apelo e ore pelas crianças que desejarem receber a Jesus, mesmo as que já são crentes. Professor deixe o Espírito Santo guiá-lo, Ele irá te usar para levar a salvação a muitas vidas.


CORAÇÃO...

Assim é o coração das pessoas que desprezam a Deus, mesmo que por fora elas estejam sorrindo, por dentro elas estão infelizes, mesmo que elas estejam rodeadas de pessoas, elas se sentem sozinhas no mundo. Que tristeza...
.
Dentro deste coração há muitas coisas ruins, vocês gostariam de saber o que há dentro deles?
Foto retirada da internet para ilustrar o recurso
.
(COLOQUE AS PALAVRINHAS ENQUANTO EXPLICA UMA A UMA)
.
Desobediência: Acho que o dono deste coração não gosta de respeitar o papai e a mamãe, a Bíblia diz que devemos honrar nossos pais que sejamos abençoados, (Êxodo: 20.12) não só os pais, mas os professores, os mais velhos, o pastor, etc. Devemos obedecer principalmente a Palavra de Deus que nos mostra a vontade do Senhor.
.
Ira: Se o coração não tem amor nada mais adianta (1Corintios: 13.3). Quando o coração não perdoa, as feridas nunca saram e ele irá sofrer muito por causa disso, o ódio que ele mesmo tem só vai machucá-lo mais ainda.
.
Fofoca: Hum... Tem gente que adora falar dos outros e apontar seus erros. Enquanto ele fala de alguém, acaba percebendo que sua vida está muito pior (Mateus 7:3). Deus despreza esse tipo de coisa, infelizmente há muitos corações que dizem ter Jesus mas fazem essas coisas, como Deus pode morar em um coração assim¿ Se quiser ser feliz de verdade terá que abandonar esse tipo de atitude.
.
Tristeza: É a conseqüência de todo o resto. As pessoas que não tem Cristo tentam encontrar a alegria com outras coisas, como o dinheiro, festas, amigos, viagens, bebidas, etc. Mas nada disso traz alegria duradoura. Somente quando esse coração reconhecer que precisa de Jesus e aceitá-lo como Salvador de sua alma, é que ele encontrará o que tanto procura.
.
(COLOQUE AS PALAVRINHAS ENQUANTO EXPLICA UMA A UMA)
Foto retirada da internet para ilustrar o recurso
.
Amor: O próprio Deus que mora nele é amor e ele vai mostrar isso através das suas atitudes; ajudando aos outros, não falando mal de ninguém, perdoando, etc.
.
Perdão: Agora que ele já aprendeu a perdoar, as suas feridas estão saradas e mesmo quando alguém o prejudicar o amor de Deus que está nele vai ajudá-lo a perdoar.
.
Paz: Ele está tranqüilo, pois sabe que seus pecados estão perdoados e o dia que partir o céu o espera. Mesmo quando ele passar alguma dificuldade não terá medo, pois tem a certeza de que Jesus está com ele.
.
Alegria: Finalmente ele encontrou! Jesus preencheu todo o vazio que sentia e agora está feliz. Pode faltar tudo, mas se Jesus morar em seu coração tudo fica bem. Será que aqui tem alguém que quer trocar seu coraçãozinho triste por um novo coração???
.
Faça o apelo e ore pelas crianças que desejarem receber a Jesus, mesmo as que já são crentes. Professor deixe o Espírito Santo guiá-lo, Ele irá te usar para levar a salvação a muitas vidas.
tirado do blog da Tia Chic e Do blog da cantora Quelly Silva

Para pregar


Histórias evangelísticas!!!

ALEGORIA DAS FERRAMENTAS

Recursos para a pregação, aulinha, EBD ou EBF em EVA
Há muito tempo atrás, em uma carpintaria, quando todo o trabalho havia acabado, as ferramentas começaram a conversar entre si. Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro.
O Sr Martelo começou: Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro! Sem mim os móveis não ficarão de pé! Pois eu tenho que martelar os pregos!
O Sr Serrote logo quis dar a sua opinião: Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barulho é horrível! É ensurdecedor ficar ouvindo toc, toc, toc...
O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim, como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor!

- Não, não, não! Falou a dona Lixa: Eu sim sou a melhor! Se não fosse Eu os móveis não seriam tão lisinhos e perfeitos! Eu sou a mais importante!
- Ah! Mais não é mesmo! Disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável... Tsc, tsc, tsc...
- Nada disso, disse a dona Chave de Fenda: Se não fosse Eu, como o carpinteiro iria apertar os parafusos? Eu sim sou a melhor!
- Ah! Não! Que absurdo! Disse o Sr Esquadro: Eu sou o mais importante! Sem mim os móveis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. Eu sou o mais importante!
As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer...
O carpinteiro chegou para trabalhar, colocou sobre a mesa a planta de um móvel e começou a trabalhar! Ele usou todas as ferramentas. Usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina, os pregos, o martelo, a chave de fenda, a cola e o verniz para deixar o móvel brilhando...
Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mas feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo!

O carpinteiro foi para casa. Enfim, as ferramentas voltaram a conversar. Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro. Sabe o que elas fizeram? Um púlpito de uma igreja! E tinha ficado lindo! Elas chegaram a uma conclusão: Todas eram importantes! Aos olhos do carpinteiro. Ele usou todas! Sem exceção de nenhuma! E o móvel tinha ficado lindo!Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!
(Moral da história)

O carpinteiro representa JESUS ou o Pastor de sua igreja, dependendo como você vai usar essa história.
As ferramentas representam os membros, ou crianças. Cada um de nós tem um valor importante no reino e na obra de DEUS. É Ele quem nós usa e capacita para fazermos a sua obra. Cabe a nós como ferramentas nos deixar ser usados.
(Você professor pode colocar a moral que você achar que se encaixa melhor para sua turma).

Para pregar

Histórias evangelísticas!!!

PIPOCA, O PEIXINHO ENCRENQUEIRO

HISTÓRIA DE LIZIA MAURA CARVALHO http://escoladominical.net/forum/ILUSTRAÇÃO Pra.
GABRIELA PACHE DE FIÚZA
FIGURA 1Era uma vez um peixinho que se chamava Pipoca. Ele tinha esse nome porque aonde ele ia estourava uma confusão. Sabe por que? Ele era muito fofoqueiro. Vivia inventando umas “mentirinhas” a respeito dos outros peixinhos.No recife, onde ele e os outros peixinhos moravam, era um lugar muito bonito. A água era tão limpinha que lá de baixo dava pra ver o céu. Tinha muitos corais, plantinhas e muita comida pra alimentar todos os peixinhos. Era o local preferido da maioria dos peixes.Pipoca não gostava, ele ficava com raiva e vivia reclamando:- Esse lugar está muito cheio. Não dá nem para nadar. Porque todo mundo tem que vir pra cá?

FIGURA 2Splash, um peixinho que passava na hora, ouviu Pipoca reclamar e disse:- Pipoca, aqui é seguro, não tem pescadores, tem muita comida pra todos, não tem poluição, por isso a maioria dos peixes vive aqui.Pipoca respondeu:- Ah não dá, ta muito cheio, procurem outro lugar.- Não Pipoca, como diz o ditado – “os incomodados que se retirem”, o mar é nosso também. Procure você outro lugar para morar.Pipoca ficou vermelho de raiva, ele pensou:…È assim né, procurar outro lugar. Eu cheguei aqui primeiro, então esse lugar é meu! Já sei o que vou fazer para esvaziar o recife. Vou inventar umas mentirinhas e logo todos os peixes vão se zangar uns com os outros e vão embora.

FIGURA 3E assim ele começou…Procurou o camarão e disse:- Sabe camarão, estou muito triste.- Por que, disse o camarão.- O baiacu falou que você é muito feio, tem uns bigodes enormes e parece uma pimenta, de tão vermelho.- O camarão ficou muito irritado e foi tirar satisfação com o baiacu.

FIGURA 4- Pipoca foi correndo até o baiacu para provocá-lo também.- Sabe Baiacu, estou muito, muito triste.- Por que Pipoca. O que está acontecendo?- É o Camarão.- O que houve com o Camarão, ele é meu amigo.- Amigo?! Se aquilo é amigo, você não precisa de inimigo.- Por que está dizendo isso Pipoca?- Sabe como é, eu não gosto de fofoca, mas não agüento ver uma injustiça.- Diga logo, Pipoca.- È que o Camarão disse que você é espinhudo e quando infla, fica parecendo uma baleia de tão gordo.- Ah é! Mas o Camarão parecia tão meu amigo, falando umas coisas dessas a meu respeito? Vou tirar satisfação com ele.E foi…

FIGURA 5Pipoca ficou rindo… Estou conseguindo.Quando o Camarão e o Baiacu se encontraram foi a maior confusão!Eles discutiram muito, pois já estavam zangados, e um não deixava o outro falar. Foi a maior briga.Pipoca ficava de longe, só rindo da confusão.E assim foi… Pipoca foi inventando mentiras sobre os peixinhos do lugar e ia soltando seu veneno. Os peixes, ingênuos, acreditavam em sua estória, acabavam brigando uns com os outros, brigavam e iam embora para outro lugar.

FIGURA 6A confusão foi tão grande que o lugar foi ficando vazio, vazio. Splash tomou um susto, ele estava viajando por outras águas, quando voltou ao recife, ele estava vazio, só Pipoca estava lá.Ele pensou… o que está acontecendo este lugar é tão movimentado, tão alegre, cheio de vida, está tão triste. Aí ele viu Pipoca nadando, nadando, todo alegre.- Pipoca, onde estão os outros peixes? O que aconteceu? Os pescadores descobriram o nosso refúgio?- Ah, não sei não, os peixes resolveram se mudar pra outro lugar.- Por que? Disse Splash.- Ah não sei! Eles arrumaram uma confusão, brigaram e cada um foi prá um lado.- Porque só você ficou aqui Pipoca?- Ora, aqui é a minha casa, meu lugar, é aqui que eu devo ficar.- Por que os peixes brigaram, eram tão unidos, tão amigos?- Umas fofocas que inventaram por aí, e eles acreditaram.- Fofocas, que fofocas, quem inventou isso? E a seu respeito, ninguém disse nada?Splash, começou a desconfiar de Pipoca.- A meu respeito, bem, é, quer dizer, hum, eu não sou bobo, não acredito em qualquer coisa.- Ah é! E sobre aquela estória que você andava reclamando que o recife estava muito cheio?- Splash, que era um peixinho muito inteligente, começou a apertar Pipoca com tantas perguntas, ele sabia que tinha alguma coisa errada.- Pipoca, que tinha a língua solta, não agüentou e disse:- Ta bom, eu confesso fui eu que inventei as fofocas. Mas não me arrependo, o recife ficou do jeito que eu queria, bem vazio e sossegado.- Splash, responde:- Ah é, então fique com o recife todo prá você, porque eu também vou para outro lugar, vou procurar os meus amigos, fique aí sozinho, do jeito que você queria.

FIGURA 7- Vai mesmo, eu não preciso de ninguém, posso viver aqui sozinho, vai mesmo, tchau!Só que Pipoca achou que poderia viver sozinho. Sem ninguém para brincar, estudar, conversar. Passava todos os dias ali sozinho, nadando de um lado para o outro. Sem nada para fazer.- Que coisa chata, eu não tenho ninguém para brincar, não tenho ninguém para conversar, eu estou me sentindo tão sozinho. Buá….Buá…E começou a chorar, ele chorava tão alto que os outros peixinhos ficaram com muita pena dele. Apesar do que Pipoca tinha feito, eles mesmo assim o amavam e resolveram ver o que estava acontecendo.

FIGURA 8- Splash, que era tipo um líder, perguntou:- O que está acontecendo com você Pipoca, por que está chorando?- Eu me sinto tão só , eu não sabia que era tão ruim ficar sozinho, sem ninguém para brincar, conversar.- Ah então você não queria o recife todo para você?- Eu não quero mais, o recife não é só meu, eu quero os meus amigos de volta.- Então, peça desculpas a todos e diga que foi você que inventou todas aquelas mentiras.E assim foi, Pipoca pediu perdão a todos e disse que nunca mais faria aquilo, ele tinha aprendido a lição. Ninguém pode viver sozinho. Todos nós precisamos de alguém. Precisamos da mamãe, do papai, dos irmãos, do coleguinha, precisamos os irmãos da nossa igreja. E principalmente precisamos de JESUS CRISTO. Pois sem ele é muito difícil viver.“Oh quão bom e quão maravilhoso é viverem unidos os irmãos”! (Salmo 133:1)
OBS. Outros versículos poderão ser usados nesta história, conforme a necessidade e assunto de cada um.

História retirada do site:
http://sementinhakids.wordpress.com/recursos-2/historinhas-para-evangelizar/pipoca-o-peixinho-encrenqueiro/figura111/