- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postado por
professora jessica
em
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Projeto Pedagogico Para Adaptação Educação Infantil (Creche)
PROJETO: Adaptação com amor
JUSTIFICATIVA:
O período de adaptação é muito importante, tanto para a criança como para os pais. Constitui uma oportunidade de estabelecermos vínculos afetivos dentro de uma convivência, que é diferente da familiar.
Mesmo para as crianças que já frequentam a escola e que conhecem os colegas e os educadores, ficam inseguros.
Durante este período é comum que todos se sintam ansiosos para que tudo caminhe da melhor maneira possível.
OBJETIVOS:
· - Possibilitar à criança o reconhecimento da instituição como um espaço aberto ao seu desenvolvimento integral, complementando e ampliando seus conhecimentos já trazidos de casa.
· - Estabelecer relação de confiança recíproca entre professores, crianças e famílias.
· - Receber as crianças com atenção, afeto e cuidado.
· - Acolher com atividades planejadas priorizando o lúdico e os momentos de interação.
· - Amenizar a ansiedade e a dor da separação da criança com a mãe ou responsável.
· - Estabelecer vínculo afetivo entre o professor e a criança.
· - Cuidar e educar com respeito e afeto nos primeiros contatos da criança ao ingressar ou regressar à escola.
A FUNÇÃO DO PROFESSOR E AUXILIAR EDUCACIONAL NA ADAPTAÇÃO:
“Quanto ao professor, este deve estar proporcionando um ambiente agradável e acolhedor com atividades lúdicas e prazerosas as quais supram o processo de separação vivido pela criança, e que estimule a sua individualidade e socialização, como músicas e danças, jogos e brincadeiras, histórias dentre outras, dessa forma o professor irá conquistar a confiança da criança e conseqüentemente facilitará o processo de adaptação e socialização da mesma, principalmente em se tratando da pré-escola.
O professor nesse processo aparece como mediador principal no contexto da adaptação à vida escolar. Assim como as crianças e os pais, nesse momento, também passa pelo processo de adaptação, pois a cada ano que se inicia novas experiências, novas crianças, novos pais serão conhecidos. As expectativas são muitas: como serão as novas crianças? Serei bem aceita por elas? Será que elas confiarão em mim? Ademais, a rotina de sala de aula e muitas vezes da própria escola são modificadas diante das peculiaridades encontradas no processo de adaptação
Enfim, o professor é o principal mediador e tem que atender as expectativas dos pais, ganhar a confiança das crianças e de seus familiares e ainda, conduzir esse processo, além de trabalhar seus próprios sentimentos. Está sendo posto o tempo todo à prova e é necessário sempre ampliar e capacitar os seus conhecimentos”.
DESENVOLVIMENTO:
Atividades que proporcionam o desenvolvimento das diversas formas de linguagem como cantar, dançar, imitar, balbuciar, desenhar, pintar, dentre outras;
Atividades que auxiliam no desenvolvimento psicomotor como engatinhar, arrastar, correr, rolar, pular, rasgar, amassar, subir, descer, andar em linha reta, empurrar
Atividades que instiguem a imaginação e a criatividade: faz-de-conta, reconto de histórias e brincadeiras livres
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Apresentação das dependências da escola, bem como de seus colaboradores e suas respectivas funções; A apresentação das dependências da escola deve acontecer de forma natural, através dos momentos de alimentação no banho, no pátio, no contato com os funcionários e demais alunos da Escola.
Roda de música;
• Dançar ao som de CD's;
• Imitação;
• Momento de leitura;
• Roda de conversa;
• Momento da higiene;
• Chamada "Quem veio à escola hoje";
• Como está o tempo?
• Que dia é hoje?
• Brincadeiras dirigidas.
• Dançar ao som de CD's;
• Imitação;
• Momento de leitura;
• Roda de conversa;
• Momento da higiene;
• Chamada "Quem veio à escola hoje";
• Como está o tempo?
• Que dia é hoje?
• Brincadeiras dirigidas.
• Bolinhas de crepom;
• Dança das cadeiras;
• Pega-pega (correr, parar);
• Rasgar papel;
• Pular;
• Rolar;
• Espreguiçar.
Imaginação e criatividade
• Brincadeira livre;
• Brinquedos de encaixe;
• Dramatização;
• Leituras;
• Brincadeiras de casinha;
• Mímica;
• DVD.
• Dança das cadeiras;
• Pega-pega (correr, parar);
• Rasgar papel;
• Pular;
• Rolar;
• Espreguiçar.
Imaginação e criatividade
• Brincadeira livre;
• Brinquedos de encaixe;
• Dramatização;
• Leituras;
• Brincadeiras de casinha;
• Mímica;
• DVD.
AVALIAÇÃO:
Feita com observação, participação, adaptação de cada aluno, individualmente e coletivamente.
CULMINÂNCIA:
Confecção cartão para as mães e construção de mural coletivo para apresentação no espaço do projeto.
style="display:block"
data-ad-format="fluid"
data-ad-layout-key="-8h+1v-e2+dp+j7"
data-ad-client="ca-pub-4740508539371065"
data-ad-slot="5184143887">
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Comentários
Muito bom! É necessário uma olhadinha no projeto para relembrar alguma atividade ou algo que possa ter sido esquecido. Gostei.
ResponderExcluirQue bom que gostou!!!
ExcluirParabéns Jéssica!
ResponderExcluirMuito bem elaborado seu projeto!
Que bom que gostou!!!
ExcluirObrigado!!!
Oi Jessica !
ResponderExcluirAcabei de ver seu projeto, que lindo. Agora tenho uma ideia melhor do projeto que preciso fazer, sobre a importancia da brincadeira para as crianças. Seu trabalho é esclarecedor.
Parabens ! Abraços !
:)
ResponderExcluirGostei muitíssimo,vms fazer um grupo p ampliar?!!!
ResponderExcluirGostei muitíssimo,vms fazer um grupo p ampliar?!!!
ResponderExcluirAmei seu projeto ,ele abre um enorme leque...
ResponderExcluirMuito obrigada ,
obrigada , volte sempre e fique sempre a vontade.
ExcluirAdorei o projeto, sucesso, viste meu blog sou pedagoga mas o blog é recente ao universo da beleza, sucesso ����
ResponderExcluirobrigada , estamos construindo um novo blog , será um prazer recebe-la la .
Excluireducapequeninos.org
FAREI UMA VISITA SIM
Muito bom bem objetivo. Parabéns😚
ResponderExcluirótima inspiração para a nossa escola particular zona norte , simplesmente perfeito
ResponderExcluirmuito obrigado , sempre bom compartilhar
ResponderExcluir