- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postado por
professora jessica
em
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

A intenção principal desta seqüência didática é promover a vivência da
brincadeira de amarelinha e, por meio dela e de algumas variações, abordar
alguns conteúdos do bloco de conhecimento sobre o corpo.
Esta seqüência de atividades se justifica também como uma interessante e
divertida forma de cultivo e valorização da cultura lúdica
tradicional de nosso país.
Também se mostra importante como forma de promover situações de ensino e
aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas,
no desenvolvimento de dinâmicas de produção em
pequenos grupos e ainda como possibilidade de introduzir e desenvolver a idéia
de diversificação e transformação de estruturas lúdicas convencionais.
O que caracteriza as atividades propostas como brincadeiras é a inexistência de
configuração de um vencedor ao final como eixo motivacional,
sendo que o processo de construção do espaço e a vivência da brincadeira são
atrativos e interessantes em si mesmos.
Objetivos
Ao final da seqüência de atividades as crianças deverão ser capazes de:
- reconhecer a existência de
regras nas brincadeiras vivenciadas
- obedecer as regras com o
auxílio do professor
- explicar verbalmente para
outra pessoa como se joga
- Reconhecer a possibilidade
de variações e adaptações nas regras originais de uma brincadeira
- Realizar os movimentos
básicos de arremessar, saltar com um e dois pés, girar e equilibrar-se.
- projetar e construir
seqüências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os
dos colegas.
- perceber os efeitos da
atividade física no ritmo de frequência cardíaca, notadamente nas
atividades em velocidade.
Conteúdos
específicos
- Amarelinha.
- Brincadeira de regras
simples.
- Brincadeiras realizadas em
pequenos grupos, sem finalidade competitiva e sem a divisãoem equipes,
onde a relação entre os desempenhos individuais compõe e viabiliza a
vivência grupal.
- Habilidades motoras de
saltar com um e dois pés, arremessar, equilibrar.
- Capacidades físicas de velocidade
e força.
- Freqüência cardíaca.
Ano
1º ao 3º ano
Tempo estimado
5 aulas de 40 minutos, subdivididos em 10 minutos para a roda de conversa
inicial, 25 minutos para a vivência do jogo e 5 minutos finais para roda de
conversa.
Material necessário
- Espaço físico plano e
desimpedindo, possível de ser “desenhado” com giz (sala de aula, quadra,
pátio, rua, ou similar )
- Espaço físico plano e
desimpedido, de terra ou areia
- Lousa e giz
- Cronômetro
- Papel e lápis
- Varetas de bambu
- Elástico de costura
- 1 martelo ou similar
- 1 Tesoura
- Canetas hidrográficas e
cartolina branca
Desenvolvimento
das atividades
Em todas as aulas, inicie a atividade fazendo uma explicação das regras e da
distribuição dos grupos de crianças pelo espaço físico, desenhando na lousa o
posicionamento de cada um e os limites a serem utilizados durante as
brincadeiras.
Esse desenho deve ser um diagrama simples, com as referências do espaço e a
representação da posição e do espaço que cada grupo de crianças vai utilizar
durante a atividade.
Organize sempre uma roda de conversa no final, para avaliar junto com as
crianças os avanços conquistados e as dificuldades enfrentadas durante a
vivência das brincadeiras.
A seqüência didática está organizada em três aulas com propostas de brincadeiras
feitas por você e duas aulas em que as crianças serão desafiadas a conceber
brincadeiras.
Primeira aula - Amarelinha tradicional
Desenhe na lousa o percurso da amarelinha tradicional, com casas simples e
duplas, numeradas de 1 a 10, separando as casas Inferno (início) e Céu (final).
Explique as regras da brincadeira e o procedimento de alternância de jogadores
que, em síntese, são os seguintes:
- O jogador posicionado na
casa inferno joga uma pedrinha na casa de número 1 e inicia uma seqüência
de saltos alternados com um pé nas casas simples e dois pés nas casas
duplas até a casa céu.
- Em seguida, retorna
percorrendo a seqüência de trás para frente, e ao chegar na casa dupla 2 e
3, deve recolher a pedrinha que está na casa 1 e saltar sobre ela e sobre
a casa inferno.
- Se completar essa seqüência de saltos com êxito, joga a pedrinha novamente, agora na casa 2, e realiza a seqüência de saltos da mesma forma da rodada anterior.No trajeto de ida e de volta, o jogador deve pisar dentro das casas sem tocar em nenhuma linha.
- Caso isso aconteça, passa a
vez para o jogador seguinte e, quando chegar novamente a sua vez, retoma a
sequência da casa em que acertou pela última vez.
Existem
alguns desdobramentos e nuances de regras que variam de lugar para lugar e que
provavelmente as crianças já conheçam. Nesse caso, esses aspectos podem ser
levantados com os alunos e adotados.
Ajude as crianças a se organizarem em pequenos grupos de 3 a 5 elementos e
distribua um espaço de brincadeira para que cada grupo desenhe a sua amarelinha
tendo como referência o modelo apresentado.
Percorra os grupos durante a confecção dos desenhos, observando se o tamanho e
a distância entre as casas são condizentes com a capacidade de saltar dos
participantes e oriente as mudanças necessárias.
Após a realização dos desenhos, as crianças vão brincar nas amarelinhas
enquanto você orienta individualmente os alunos, especialmente em relação aos
gestos básicos de saltar e equilibrar-se.
Segunda aula - Amarelinha rápida de velocidade
Desenhe no chão duas amarelinhas em formato tradicional, como as que foram
utilizadas na aula anterior, mas com dimensões aproximadamente um terço maiores
no tamanho das casas.
O comprimento final de uma das amarelinhas deve ser 2 metros maior que a outra.
Com a classe organizada em dois grupos, cada um utilizando uma das amarelinhas,
será proposto o desafio de realizar a seqüência de saltos individualmente em
velocidade.
Nessa brincadeira, o uso da pedrinha é dispensado e o foco da criança deverá
estar na velocidade do deslocamento e na coordenação entre os saltos alternados
de um e dois pés.
Numa primeira rodada, as crianças experimentam uma corrida cada um para tomar
contato com o desafio proposto.
Nas rodadas seguintes, tome o tempo de percurso de cada aluno e anote numa
planilha simples, que poderá ser retomada mais adiante para avaliar se houve
evolução dos tempos com o desenvolvimento das atividades.
Ao final de cada percurso individual, proponha ao aluno a percepção de sua
freqüência cardíaca, por meio de apalpamento do pulso.
Terceira aula - Amarelinha suspensa
Para esta brincadeira, você vai precisar de um espaço de terra ou de areia.
Sobre o desenho de uma amarelinha tradicional, espete uma vareta de bambu (de
aproximadamente 35 cm de comprimento) em cada um dos vértices das casas da
amarelinha, ou seja, nos cantos dos quadrados que representam cada uma das
casas.
Feito isso, o elástico de costura deve ser amarrado e estendido nas varetas de
bambu de modo a reproduzir o mesmo desenho da amarelinha tradicional, só que
suspenso do chão, a uma distância de mais ou menos 5 cm.
Avalie se você deve realizar esta construção previamente ou se é possível
envolver os alunos no processo.
O desafio nesta atividade é realizar a seqüência de saltos de forma coordenada,
sem pisar nos elásticos.
Como nesta atividade o grupo terá apenas uma amarelinha disponível, é
recomendável que também aqui a pedrinha seja deixada de lado e o foco da
atividade seja posto no desafio de realizar a seqüência de saltos em alturas
progressivamente maiores. O elástico pode ser suspenso de 5 em 5 cm a cada
rodada, até a altura que você considerar adequada e que, ao mesmo tempo, seja
um desafio possível de ser superado com êxito pelas crianças.
Comente com as crianças que a capacidade de saltar alturas cada vez maiores
está relacionada com o desenvolvimento muscular de cada um e que essa condição
pode ser ampliada por meio do exercício contínuo e freqüente de um mesmo tipo
de movimento, no caso, o saltar. Com essa observação é possível introduzir para
o grupo a idéia de que a condição física pode ser alterada em função de uma
atividade regular (treinamento).
Quarta e quinta aula - Amarelinha recortada
Para o desenvolvimento dessa atividade, você deve confeccionar previamente o
seguinte material:
- recorte a cartolina branca
em retângulos, mais ou menos do tamanho de uma carta de baralho.
- desenhe com caneta hidrográfica as casas da amarelinha tradicional, e numere-as de maneira que as “cartas” representem, as seguintes casas:casas simples de números 1, 4, 7 e 10 (4 cartas)casas duplas de números 2/3, 5/6, e 8/9 (3 cartas)casas Inferno e Céu (2 cartas)cartas em branco (4 cartas)
- cada conjunto é composto, portanto, de 13 cartas.confeccione os conjuntos de cartas necessários para distribuir um conjunto para cada grupo de 4 ou 5 crianças de cada classe.
Desenhe na lousa uma amarelinha tradicional com
as casas separadas umas das outras e em outra seqüência.
Explique para as crianças que as casas foram recortadas com a intenção de
propiciar uma nova modalidade de construir e brincar a amarelinha.
Em seguida, distribua os conjuntos de cartas para cada grupo e proponha o
seguinte desafio: Vocês devem projetar uma Amarelinha com as mesmas casas da
amarelinha tradicional, em uma ordem diferente! O fundamental é que a seqüência
proposta seja possível de ser executada por todos do grupo. E para que isso
possa ocorrer, devem considerar os limites e habilidades de cada um dos
componentes na projeção e construção das seqüências.
As cartas em branco devem ser utilizadas para que as crianças escolham outros
movimentos além dos saltos com um e dois pés, e escolham uma forma de
representar esse movimento na carta. Esses movimentos novos devem ser incluídos
na seqüência proposta, junto com os elementos da amarelinha tradicional.
As crianças podem projetar as suas seqüências no chão mesmo, ordenando as
cartas e conversando sobre a adequação da ordem dos movimentos e da distância
entre uma casa e outra.
Após um tempo de projeto, quando cada grupo concluir a sua seqüência, todos
partem para o desenho do projeto com giz no chão e, finalmente, para a vivência
de seu projeto na prática.
Os grupos podem ser convidados a visitar e a experimentar a amarelinha dos
outros colegas.
Avaliação
Volte seu olhar para os aspectos relacionados com a inclusão de todos os
jogadores na vivência das atividades e, ainda, com a experimentação de todas as
funções existentes dentro dos jogos propostos.
Como esses jogos são atividades de performance individual dentro de uma
dinâmica coletiva, faça suas observações quanto ao desempenho e o entendimento
de regras dos jogadores individualmente, não sendo necessário que a dinâmica do
grupo todo seja interrompida para que alguma orientação individual seja feita.
No caso da amarelinha rápida de velocidade, observe se ocorre divisão de gênero
na experimentação da seqüência em velocidade, pois é possível que o grupo de
meninos escolha a amarelinha mais comprida, e as meninas escolham a menor. Caso
isso aconteça, proponha que os dois grupos experimentem as duas amarelinhas.
Na amarelinha recortada, é possível que as crianças projetem uma seqüência de
movimentos nas cartas e não consigam realizá-la na prática. Nesse caso,
ajude-as a localizar onde está a dificuldade e a realizar uma reformulação na
seqüência de forma a torná-la possível, localizando quais movimentos propostos
estavam acima dos limites de realização de um ou mais alunos
Comentários
Amei. Obrigada por compartilhar
ResponderExcluir