- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postado por
professora jessica
em
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
BERÇÁRIO I e BERÇÁRIO II (6 MESES A 1 ANO E MEIO)
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
|
1
|
Distinguir a entonação do
professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações
cotidianas.
|
2
|
Acompanhar verbalmente contos
de repetição a partir das narrações do professor.
|
3
|
Narrar trechos de histórias
utilizando recursos expressivos próprios/ sugerido somente para o B II
|
4
|
Acompanhar a cantoria de
parlendas, cantigas ou brincadeiras cantadas.
|
5
|
Expressar-se corporalmente,
emitindo sonorizações, vocalizando com o apoio do professor.
|
6
|
Reconhecer e recitar parlendas
e outros textos/ sugerido somente para o B II
|
7
|
Organizar seus balbucios em
expressões que podem ser compreendidas por qualquer falante de sua língua.
|
8
|
Participar de situações
coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa.
|
9
|
Expressar-se oralmente com
ajuda do professor.
|
10
|
Expressar seus desejos,
sentimentos por meio de gestos e balbucios.
|
11
|
Organizar oralmente as etapas
de uma instrução, como seguir uma receita ou regras.
|
CONHECIMENTO MATEMÁTICO
|
|
12
|
Envolver os números em
diferentes usos e funções.
|
13
|
Participar de experiências em
que o número tenha a função de memória de quantidade.
|
14
|
Comparar quantidades com a
ajuda do professor.
|
15
|
Reconhecer o espaço e sua
representação a partir de diferentes pontos de referência.
|
16
|
Recitar a série numérica
oralmente.
|
17
|
Noções de direção e posição,
brincadeiras com o corpo.
|
Aprender a deslocar-se ou
deslocar objetos no espaço.
|
|
Procurar objetos ou pessoas
escondidas em diferentes lugares.
|
|
Manipular objetos de diferentes
formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com
maior intencionalidade.
|
|
Manipular objetos variados de
várias maneiras.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
|
18
|
Explorar texturas e algumas
propriedades simples dos materiais como, por exemplo, a temperatura e
consistência.
|
19
|
Iniciar pequenas explorações
com alimentos, objetos e cheiros que ampliam suas experiências com sensações
visuais, auditivas, gustativas e olfativas.
|
20
|
Observar reações de causa e
efeito se for estimuladas a agir sobre objetos para ver como eles reagem.
|
21
|
Reconhecer a si pelo próprio
nome, assim como seus pais e amigos e os diferentes adultos que têm contato
direto na escola.
|
LINGUAGEM MUSICAL
|
|
22
|
Perceber os sons do ambiente e
a reagir a sons e músicas.
|
23
|
Reconhecer suas músicas
preferidas acompanhando- as por meio de movimento corporal.
|
24
|
Produzir sons batendo,
sacudindo, chacoalhando, objetos sonoros e instrumentos musicais diversos,
usando o próprio corpo e a voz.
|
25
|
Explorar as qualidades sonoras
(intensidade,duração, timbre,altura) de objetos e instrumentos musicais
diversos, mesmo sem reconhecê-las convencionalmente.
|
26
|
Explorar as possibilidades
expressivas da própria voz.
|
MOVIMENTO
|
|
27
|
Imitar os gestos, movimentos e
expressões das outras, adultos ou personagens de histórias diversas que forem
lidas, contadas ou dramatizadas pelo professor.
|
28
|
Utilizar recursos expressivos
da voz( entonações) e da expressão corporal.
|
29
|
Vestir fantasias, adereços e
máscaras, usar algum tipo de maquiagem e brincar de ser coisas diferentes,
utilizando elementos da linguagem teatral.
|
30
|
Apreciar o teatro de bonecos e
fantoches, teatro feito com sombras e as manifestações teatrais com animação
de objetos.
|
EXPERIÊNCIAS DE EXPLORAÇÃO DA
LINGUAGEM CORPORAL
|
|
31
|
Explorar com progressiva
autonomia, presteza e confiança os diferentes desafios oferecidos pelo espaço
para além do berço
|
32
|
Manipular e explorar diferentes
objetos, utilizando-se dos movimentos básicos tais como: pegar, largar, etc.
|
33
|
Explorar desafios maiores
oferecidos por meio de movimentos coordenados rudimentares e básicos.
|
34
|
Explorar e manipular objetos de
diferentes características (formas, pesos, texturas, tamanhos, etc.).
|
35
|
Familializar-se com a própria
imagem corporal.
|
36
|
Discriminar o que se refere ás
sensações e percepções.
|
37
|
Imitar diferentes expressões
faciais.
|
38
|
Participar de brincadeiras e
danças.
|
39
|
Movimentar-se ritmicamente ao
som de músicas de diferentes gêneros.
|
40
|
Interagir com um número
diversificado de parceiros.
|
41
|
Imitar posturas corporais,
gestos e falas dos parceiros, reproduzindo-os em outras situações.
|
DESENHO – ARTES VISUAIS
|
|
42
|
Observar outras crianças
desenhando e marcar suportes com suas garatujas básicas.
|
43
|
Utilizar diferentes
ferramentas, suportes e materiais e diferentes posições espaciais e corporais
para desenhar.
|
44
|
Explorar diversas
possibilidades de traçar garatujas.
|
ESPACIALIDADES
|
|
45
|
Explorar as relações de peso,
tamanho, volume e direção das formas tridimensionais.
|
46
|
Explorar espaços bidimensionais
e tridimensionais utilizando materiais e ferramentas diferentes e construir
conhecimentos sobre o equilíbrio das formas, pesos e tamanhos dos diferentes
objetos que compõem seus primeiros jogos.
|
47
|
Explorar suficientemente o
espaço de seu entorno e movimentar-se nele autonomia e independência.
|
A EXPERIÊNCIA DA COR
|
|
48
|
Observar as transformações das
cores nas misturas de composições não tóxicas, mais especificamente sucos,
mingaus, gelatinas, etc.
|
49
|
Experimentar e articular
visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios
artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc.
|
50
|
Usar diferentes materiais e
ferramentas na exploração de objetos e fenômenos que envolvam a ocorrência
das cores.
|
51
|
Explorar massas de cor e alterar
sua aparência ou sensação tátil.
|
A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE
VISUAL
|
|
52
|
Observar e explorar os
ambientes internos e externos de seu entorno onde podem ter acesso a
diferentes manifestações no campo visual.
|
53
|
No contato com um ambiente
visual voltado ao desenvolvimento de sua criatividade, as crianças podem
reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças.
|
54
|
Apontar sua produção entre as
expostas na sala ou na roda de observação das produções do grupo.
|
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO
CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
|
|
55
|
Reconhecer as pessoas que lhe
cuidam e a localizar-se no ambiente.
|
56
|
Interagir com outras pessoas em
situações variadas.
|
57
|
Compreender e responder a
entonações de voz, expressões faciais e corporais.
|
58
|
Aprender a lidar com seus
sentimentos ajudados pelo professor.
|
59
|
Valorizar sobre a importância
do outro.
|
60
|
Desenvolver o sentimento de bem
estar, vestir-se, pentear-se, comer e higiene.
|
CUIDAR DE SI
|
|
61
|
Apropriar-se de hábitos
regulares de higiene pessoal.
|
62
|
Usar corretamente os materiais
necessários para sua higiene.
|
63
|
Perceber a vontade de ir ao
banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas.
|
64
|
Executar movimentos
colaborativos ao vestir-se ou desnudar- se.
|
65
|
Comer sem ajuda, usar talheres
adequadamente e conversar com colegas na mesa.
|
66
|
Valorizar o contato com a
natureza
|
67
|
Reconhecer situações de perigo
e tom
3ar precauções para evitá-las
|
68
|
Explorar espaços e praticar
ações físicas.
|
69
|
Identificar produtos que não
devem ser ingeridos.
|
APRENDER A RELACIONAR-SE
|
|
70
|
Brincar com os colegas e com
eles criar um mundo de fantasias.
|
71
|
Partilhar jogos de regras ou
brincadeiras tradicionais.
|
72
|
Fazer amigos, negociar
significados e decisões.
|
73
|
Partilhar sentimentos e combater
preconceitos.
|
74
|
Internalizar regras para
conviver em grupo.
|
75
|
Saber cooperar em diferentes
tarefas.
|
76
|
Conhecer suas limitações e
possibilidades
|
77
|
Perceber que agressões podem
provocar danos ou dor em outra criança.
|
78
|
Desenvolver atitudes de solidariedade
em relação aos parceiros.
|
79
|
Partilhar com outras crianças
conhecimentos e a identidade do grupo.
|
SABER DE SI
|
|
80
|
Aprender a familializar-se com
a própria imagem.
|
81
|
Expressar- se corporalmente e
verbalmente.
|
82
|
Reconhecer sensações produzidas
por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor.
|
83
|
Solicitar aconchego em
situações cotidianas.
|
84
|
Conhecer seus recursos e
limitações pessoais em determinadas situações
|
85
|
Identificar elementos que lhe
provocam medo e buscar ajuda para superá- lo.
|
86
|
Reconhecer alguns elementos da
sua identidade cultural, regional e familiar.
|
CUIDAR DO AMBIENTE
|
|
87
|
Guardar brinquedos e materiais
nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.
|
88
|
Cuidar do entorno próximo e ter
iniciativa de limpar o que está sujo.
|
89
|
Saber usar a água e energia
elétrica sem desperdiçá-la.
|
90
|
Adquirir noções de cuidados e
riscos ambientais.
|
EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E
IMAGINAR
|
|
91
|
Aprender a brincar com as
professoras de esconder.
|
92
|
Procurar e achar objetos que
forem escondidos.
|
93
|
Aprender a encaixar peças e
empilhar cubos.
|
94
|
Participar com os colegas de
brincadeiras de roda.
|
95
|
Participar de cirandas e
brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos.
|
96
|
Reproduzir situações cotidianas
no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
|
97
|
Aprender a brincar com
marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que
inventaram.
|
98
|
Construir com o auxílio do
professor brinquedos de sucatas.
|
99
|
Bater com as mãos sobre uma superfície,
entrar e sair de espaços pequenos.
|
100
|
Imitar gestos e cantos do
professor e dos colegas.
|
101
|
Usar objetos de um modo
inusitado e em substituição de outros
|
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A
EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÉ FASE I E PRÉ FASE II (ANTIGO JARDIM
I E JARDIM II)
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
|
1
|
Identificar a escrita do
próprio nome.
|
2
|
Reconhecer e nomear as letras
de seu nome.
|
3
|
Diferenciar a narrativa oral e
a leitura de histórias.
|
4
|
Reconhecer a semelhança gráfica
entre inicial de seu nome e as demais dos seus colegas que também possuem a
mesma letra.
|
5
|
Arriscar escrever o nome nas
situações em que se faz necessário.
|
6
|
Reapresentar contos de
repetição apoiadas no livro.
|
8
|
Identificar parlendas,
quadrinhas, adivinhas e outros textos de tradição oral apresentados pelo
professor.
|
9
|
Reconhecer e utilizar com mais
freqüência textos com convites, a agenda do dia, comunicados e listas.
|
10
|
Localizar palavras num texto
que já sabem de memória.
|
12
|
Conquistar a escrita do nome
próprio com total autonomia.
|
13
|
Ler e escrever os nomes dos
colegas, ainda que não convencionalmente.
|
14
|
Escutar a leitura de histórias
e emitir comentários pessoais e opinativos sobre o texto lido.
|
15
|
Conhecer amplo repertório de
contos desde os tradicionais de fadas, até os populares brasileiros e de
outras culturas.
|
16
|
Manifestar oralmente suas
preferências literárias e argumentar.
|
17
|
Acompanhar a leitura de
histórias feita pelo professor.
|
18
|
Reconhecer e usar rimas em suas
brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de
memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor.
|
19
|
Reconhecer repertório de contos
de repetição lidos pelo professor.
|
20
|
Acompanhar oralmente passagens
das histórias de repetição com apoio de imagens.
|
21
|
Conhecer os diferentes usos dos
livros.
|
22
|
Utilizar elementos da linguagem
que se escreve no reconto de narrativas.
|
23
|
Explicar fatos e fenômenos
sociais.
|
24
|
Manifestar opiniões concordar
ou discordar da opinião dos outros.
|
25
|
Participar de espaços de
conversa coletiva, apoiando-se não apenas na fala completar do professor, mas
também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos.
|
26
|
Escutar atentamente o que os
colegas falam em uma roda de conversa.
|
27
|
Relatar fatos que compõem
episódios cotidianos.
|
28
|
Argumentar a respeito de um
assunto sobre o qual o grupo conversa.
|
29
|
Formalizar oralmente instruções
específicas: regras de jogos, receitas, procedimentos específicos, etc.
|
30
|
Brincar com as palavras e
letras do alfabeto.
|
31
|
Produzir seus próprios textos(
bilhetes, listas, etc.) ainda que não convencionalmente.
|
32
|
Usar a escrita para seguir
instruções ou instruir.
|
Utilizar conhecimentos sobre o
sistema para localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo
campo semântico.
|
|
33
|
Diferenciar publicações tais
como: jornais, cartazes, folhetos, textos publicitários.
|
34
|
Fazer uso de procedimentos
básicos com leitura de um livro, virar páginas sucessivamente, etc.
|
Explorar e reconhecer as letras
do alfabeto em várias situações comunicativas e textuais.
|
|
MATEMÁTICA
|
|
35
|
Explorar as notações numéricas
em diferentes contextos.
|
36
|
Enriquecer suas brincadeiras de
faz-de-conta com materiais que convidem a pensar sobre os números.
|
37
|
Deslocar a si ou objetos no
espaço.
|
38
|
Explorar o espaço com maior
intencionalidade.
|
39
|
Participar de brincadeiras cujo
desafio seja definir trajetos a partir de pontos de partida e de chegada.
|
40
|
Ordenar diferentes objetos da
mesma classe.
|
41
|
Identificar a passagem do tempo
apoiadas no calendário.
|
42
|
Identificar notas e moedas do
sistema monetário.
|
43
|
Escrever números que ainda não
aprenderam a escrever de memória.
|
44
|
Separar os objetos contados dos
não contados.
|
45
|
Sincronizar gesto e o recitado
da série numérica sem pular os objetos
|
46
|
Identificar algumas figuras
geométricas.
|
47
|
Saber dizer o número sucessor e
antecessor
|
48
|
Estabelecer critérios para
comparar e ordenar.
|
Desenvolver noção de quantidade
e sua representação numérica.
|
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
|
49
|
Conhecer o próprio corpo,
nomear algumas partes do mesmo e observar seu crescimento.
|
50
|
Comparar e entender as
diferenças entre meninos e meninas e entre os próprios meninos e entre as
meninas.
|
51
|
Estabelecer relações de causa-
efeito das mudanças observadas em elementos da natureza.
|
52
|
Perceber a complexidade e
diversidade das relações humanas e do meio ambiente e ampliar sua capacidade
de observação.
|
53
|
Observar e significar
organizações sociais, hábitos e culturas.
|
54
|
Relacionar algumas semelhanças
e diferenças com as formas de organização de outras culturas e as formas de
adaptação de alguns seres vivos ao meio em que vivem. *
|
55
|
Observar fenômenos e elementos
da natureza presentes no dia- a- dia.
|
56
|
Observar e perceber algumas
características do ambiente ao seu entorno.
|
57
|
Participar de atividades que
envolvam processos de culinária ou confecção de objetos.
|
58
|
Estabelecer algumas relações
entre o modo de vida característico de seu próprio grupo social e de outros
grupos.
|
59
|
Conhecer costumes e
brincadeiras de outras épocas.
|
60
|
Perceber diferenças de forma,
cor e gosto.
|
61
|
Aprender sobre a transformação
de alguns alimentos ou elementos a serem misturados.
|
62
|
Considerar o efeito da força
exercida sobre um material pela participação em desafios propostos pelo
professor.
|
63
|
Criar explicações para
fenômenos e elementos da natureza presentes no seu dia-a- dia.
|
64
|
Observar as construções do
lugar onde vive, o local de onde vem a água que consomem.
|
65
|
Preservar a natureza.
|
LINGUAGEM MUSICAL
|
|
66
|
Reconhecer as qualidades
sonoras de determinados objetos sonoros e instrumentos musicais.
|
67
|
Explorar diferentes maneiras de
produzir sons com o próprio corpo.
|
68
|
Ampliar seu repertório de
músicas e canções, brincadeiras de roda, jogos musicais, parlendas, etc.
|
69
|
Manifestar preferências por
algumas músicas e canções.
|
70
|
Reconhecer o som e saber se
possível o nome de alguns instrumentos musicais.
|
71
|
Construir alguns instrumentos
musicais.
|
72
|
Acompanhar a narrativa de
histórias usando objetos sonoros e instrumentos musicais.
|
73
|
Sonorizar histórias, desenhar o
que ouvem.
|
MOVIMENTO
|
|
74
|
Explorar os diferentes desafios
oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos.
|
75
|
Explorar e orientar-se
corporalmente com relação a: em frente, atrás, no alto, em cima, etc.
|
76
|
Usar os movimentos básicos de
pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc.
|
77
|
Ter presteza e autonomia na
manipulação e exploração de diferentes objetos.
|
78
|
Apropriar-se da própria imagem
corporal.
|
79
|
Discriminar e nomear partes do
próprio corpo e do outro.
|
80
|
Controlar gradualmente o
próprio movimento, ajustando suas habilidades ás diferentes situações das
quais participa.
|
81
|
Conhecer as potencialidades e
limites do próprio corpo.
|
82
|
Desenvolver uma atitude
positiva com relação a seu corpo e a do outro, assim como prazer ao
movimentar-se.
|
83
|
Ampliar a consciência corporal
em posturas e em movimentos.
|
84
|
Nomear as características e
funções das diferentes partes do corpo e do outro.
|
85
|
Expressar pelo movimento a
interação com diferentes parceiros usando gestos, expressões faciais e
movimentos corporais, de modo a comunicar-se intencionalmente.
|
86
|
Assumir determinadas posturas
corporais.
|
87
|
Participar de danças de
diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
|
88
|
Dançar ao som de músicas de
diferentes gêneros, imitando e coordenando movimentos.
|
89
|
Apreciar apresentações de
danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
|
90*
|
Explorar as possibilidades de
se expressar, se comunicar, interagir intencionalmente com diferentes parceiros
pelo movimento.
|
91
|
Criar e reproduzir coreografias
individualmente e em grupo.
|
92
|
Descrever de como será feito um
movimento.
|
93
|
Criar um sistema de registro
para movimentos, utilizando-o na realização de seqüências de movimentos.
|
94
|
Avaliar e interpretar
apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura
corporal, de adultos amadores e profissionais.
|
95
|
Criar brincadeiras corporais a
partir de repertório apreendido.
|
96
|
Resolver problemas ocorridos em
um jogo discutindo regras
|
97
|
Improvisar situações e
personagens usando bonecos, brinquedos e objetos.
|
ARTES VISUAIS
|
|
98
|
Aprender a fazer contato,
observar e interagir com os processos de produção das demais crianças,
incluindo as de outras faixas etárias.
|
99
|
Ter a oportunidade de contato
com a arte através de vídeos livros
|
100
|
Usar várias possibilidades de
organizar e de classificar seu próprio desenho.
|
Manipular objetos de diferentes
características e propriedades.
|
|
Valorizar as produções próprias
e alheias.
|
|
Conhecer as cores destacando as
primárias.
|
|
EXPERIÊNCIAS DE BRINCAR E
IMAGINAR
|
|
101
|
Ter como experiência a
comunicação com os companheiros utilizando- se de sons musicais ou não.
|
102
|
Brincar com a sonoridade de
palavras, com variações de um gesto, ou de uma postura corporal.
|
103
|
Cantar e fazer gestos esperados
ao participar de cirandas e brincadeiras de roda.
|
104
|
Montar quebra cabeça com ajuda
e explicar a um ou mais colegas como se participa de um jogo de regra usando
suas palavras e sua forma de entender o jogo e seu funcionamento.
|
105
|
Dramatizar um enredo usando
bonecos como atores.
|
106
|
Dizer aos colegas ou ao
professor quais devem ser os personagens, objetos e adereços necessários ao
faz-de- conta.
|
107
|
Recontar o enredo de um faz –
de - conta que realizou com um colega.
|
108
|
Brincar de cantar, dançar,
desenhar, escrever, jogar futebol, etc.
|
109
|
Brincar com marionetes, com
destreza na execução e mais prazer em sua execução.
|
110
|
Construir brinquedos com
sucatas sem necessariamente usar um modelo.
|
Imitar comportamentos de
escritor em suas brincadeiras simbólicas.
|
A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME
|
|||||
1
|
Identificar a escrita do
próprio nome.
|
||||
2
|
Reconhecer textos no cotidiano.
|
||||
LINGUAGEM ORAL
|
|||||
3
|
Reproduzir os comportamentos, a
gestualidade e a postura que o professor adota quando lê para a criança.
|
||||
4
|
Reconhecer no livro as
histórias que lhe são lidas.
|
||||
5
|
Procurar ou pedir ao professor
diferentes livros de sua preferência.
|
||||
6
|
Reconhecer passagens de
histórias a partir das imagens / ilustrações de um livro.
|
||||
Distinguir a entonação do professor
quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas.
|
|||||
Acompanhar verbalmente contos
de repetição a partir das narrações do professor.
|
|||||
BRINCAR COM AS PALAVRAS
|
|||||
7
|
Reconhecer e usar rimas em suas
brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de
memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor.
|
||||
SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO
INFORMAIS
|
|||||
8
|
Participar de espaços de
conversa coletiva, apoiando- se não apenas na fala complementar do professor,
mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos.
|
||||
9
|
Escutar atentamente o que os
colegas falam em uma roda de conversa.
|
||||
10
|
Participar como falante numa
conversa mediada pelo professor.
|
||||
11
|
Emitir opiniões pessoais sobre
um assunto.
|
||||
12
|
Expressar seus desejos,
sentimentos e necessidades por meio de gestos.
|
||||
13
|
Participar de situações mais
coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa
propriamente dita.
|
||||
14
|
Organizar oralmente com a ajuda
do professor as etapas de uma instrução.
|
||||
MATEMÁTICA
|
|||||
15
|
|||||
16
|
Procurar objetos ou pessoas
escondidas em diferentes lugares.
|
||||
17
|
Manipular objetos de diferentes
formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com
maior intencionalidade.
|
||||
18
|
Manipular objetos variados de
várias maneiras.
|
||||
Envolver os números em
diferentes usos e funções.
|
|||||
Participar de experiências em
que o número tenha a função de memória de quantidade.
|
|||||
Comparar quantidade com ou sem
a ajuda do professor.
|
|||||
Reconhecer o espaço e sua
representação a partir de diferentes pontos de referência.
|
|||||
Recitar a série numérica
oralmente.
|
|||||
Noções de direção e posição.
|
|||||
Observar e reconhecer formas
|
|||||
Noções de sequenciação e
classificação com diversos objetos e signos.
|
|||||
Identificar a passagem do tempo
apoiado no calendário
|
|||||
NATUREZA E SOCIEDADE
|
|||||
19
|
Aprender a agir sobre objetos e
materiais com ajuda do professor, fazendo misturas de água e areia ou
modelando a massinha produzida, criando misturas.
|
||||
20
|
Pesquisar algumas
características físicas.
|
||||
21
|
Observar diferenças e
semelhanças entre o estado inicial e final dessas misturas.
|
||||
22
|
Observar sua imagem refletida
no espelho.
|
||||
23
|
Observar outras pessoas e
comparar algumas de suas características pessoais.
|
||||
24
|
Ter familiaridade com formas de
organizações sociais.
|
||||
25
|
Lidar com regras e combinados.
|
||||
26
|
Reconhecer diferenças e
semelhanças entre sua organização familiar e a das outras crianças.
|
||||
27
|
Identificar seus colegas e
outros adultos dos espaços de educação infantil pelo nome.
|
||||
28
|
Observar animais em livros,
revistas e filmes.
|
||||
29
|
Reconhecer sons produzidos
pelos animais.
|
||||
30
|
Registrar diferentes
experiências vivenciadas
|
||||
Valorizar a natureza,
aprendendo hábitos e atitudes de preservação.
|
|||||
Reconhecer e familiarizar-se
com as diversas datas comemorativas da Cultura Brasileira.
|
|||||
Desenvolver noções de higiene e
saúde.
|
|||||
LINGUAGEM MUSICAL
|
|||||
31
|
Cantar sozinha ou em grupo,
partes ou frases das canções que já conhecem.
|
||||
32
|
Participar de brincadeiras
musicais.
|
||||
33
|
Relacionar a música com a
expressão corporal e a dança.
|
||||
34
|
Identificar diferentes
paisagens sonoras, percebendo suas qualidades.
|
||||
35
|
Identificar o silêncio e os
sons da natureza.
|
||||
36
|
Reconhecer diferentes qualidades
dos sons, ainda que não saibam nomeá-las convencionalmente.
|
||||
37
|
Apreciar músicas instrumentais
e diferentes expressões da cultura musical brasileira, bem como de outras
culturas.
|
||||
38
|
Reconhecer e demonstrar sua
preferência por músicas instrumentais, canções, acalantos, cantigas de roda,
parlendas, trava-línguas, mnemônicas, adivinhas,etc.
|
||||
39
|
Participar de brincadeiras de
roda e jogos musicais.
|
||||
Produzir sons, batendo,
sacudindo, chacoalhando objetos sonoros e instrumentos musicais diverso
|
|||||
MOVIMENTO
|
|||||
40
|
Explorar diferentes desafios
oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos.
|
||||
41
|
Possuir autonomia para
orientar- se corporalmente com relação a frente, atrás, no alto, em cima,
etc.
|
||||
42
|
Usar os movimentos básicos de
pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc. com presteza e autonomia na
manipulação e exploração de diferentes objetos.
|
||||
43
|
Usar os movimentos básicos que
aprenderam a dominar, e algumas combinações.
|
||||
44
|
Manipular e explorar objetos de
diferentes características, formas, pesos, texturas, tamanhos, etc. com maior
presteza e autonomia, utilizando- se não apenas dos movimentos básicos como
de algumas combinações de movimentos, empurrar e carregar, correr e lançar,
etc.
|
||||
45
|
Interagir com diferentes
parceiros usando movimentos, gestos, expressões faciais, de modo a comunicar-
se intencionalmente.
|
||||
46
|
Expressar nas brincadeiras
determinadas posturas corporais, gestos e falas que delineiam determinados
papéis.
|
||||
47
|
Participar de danças de
diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
|
||||
48
|
Aprender a dançar ao som de
músicas de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando movimentos.
|
||||
49
|
Apreciar apresentações de dança
de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.
|
||||
50
|
Assumir um determinado
personagem nas brincadeiras cantadas, no jogo simbólico e na teatralização de
histórias conhecidas, com utilização ou não de máscaras, fantasias, maquiagem
e adereços.
|
||||
51
|
Participar de cirandas e
brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos sem precisar ter o
professor como modelo.
|
||||
52
|
Brincar de esconde e pega,
jogar bola com supervisão do professor.
|
||||
53
|
Ampliar a imitação de gestos,
posturas e vocalizações de modelos (adultos, crianças, animais ou personagens
de histórias).
|
||||
54
|
Assumir papéis ao reproduzirem
situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
|
||||
55
|
Imitar as ações de um
personagem de uma história lida.
|
||||
56
|
Brincar com marionetes
reproduzindo falas simples de personagens que memorizem ou que inventem.
|
||||
57
|
Construir, com o auxílio do
professor, brinquedos com sucatas a partir de modelos.
|
||||
Apreciar o teatro de bonecos e
fantoches, teatro feito com sombra e as manifestações teatrais com animação
de objetos.
|
|||||
ARTES VISUAIS
|
|||||
58
|
Constituir com a ajuda do
professor um repertório de imagens de referência.
|
||||
59
|
Reconhecer ilustrações de
livros, em cartazes fixados na parede, etc.
|
||||
60
|
Expressar suas idéias e
sensações sobre imagens por meio da fala, do corpo ou de outras experimentações
artísticas nas mais variadas linguagens.
|
||||
Desenvolver coordenação motora
fina, rasgando, recortando, amassando e colocando diversos materiais e
papéis.
|
|||||
DESENHO
|
|||||
61
|
Orientar a produção de seus
desenhos por conhecimentos tipicamente visuais.
|
||||
62
|
Reconhecer seus desenhos,
distinguindo - os de outras crianças.
|
||||
Aprender a pintar com diversos
materiais em espaço delimitado.
|
|||||
Utilizar diferentes
ferramentas, suportes e matérias em diferentes posições espaciais e corporais
para desenhar.
|
|||||
ESPACIALIDADES
|
|||||
63
|
Explorar relações de peso,
tamanho, volume e direção das formas bidimensionais ou tridimensionais ao
construir formas planas e volumosas.
|
||||
64
|
Expressar sensações a partir da
exploração de materiais com texturas diversas e utilizá- los.
|
||||
65
|
Experimentar diferentes pesos
das formas e as relações de equilíbrio no manuseio de objetos
tridimensionais.
|
||||
A EXPERIÊNCIA COM A COR
|
|||||
66
|
Usar diferentes materiais e
ferramentas para explorar objetos e fenômenos que envolvam diferentes possibilidades
de cor.
|
||||
Experimentar e articular
visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios
artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc
|
|||||
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO
CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE
|
|||||
Reconhecer as pessoas que lhe
cuidam e a localizar-se no ambiente.
|
|||||
Interagir com outras pessoas em
situações variadas.
|
|||||
Compreender e responder a
entonações de voz, expressões faciais e corporais.
|
|||||
Aprender a lidar com seus sentimentos
ajudados pelo professor.
|
|||||
Valorizar sobre a importância
do outro.
|
|||||
Desenvolver o sentimento de bem
estar, vestir-se, pentear-se, comer .
|
|||||
Apropriar-se de hábitos
regulares de higiene pessoal.
|
|||||
Usar corretamente os materiais necessários
para sua higiene.
|
|||||
Perceber a vontade de ir ao
banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas.
|
|||||
Executar movimentos autônomos
ao vestir-se ou desnudar- se.
|
|||||
Comer sem ajuda, usar talheres
adequadamente e conversar com colegas na mesa.
|
|||||
Valorizar o contato com a
natureza
|
|||||
Reconhecer situações de perigo
e tom
3ar precauções para evitá-las
|
|||||
Explorar espaços e praticar
ações físicas.
|
|||||
Identificar produtos que não
devem ser ingeridos.
|
|||||
Brincar com os colegas e com
eles criar um mundo de fantasias.
|
|||||
Partilhar jogos de regras ou
brincadeiras tradicionais.
|
|||||
Fazer amigos, negociar
significados e decisões.
|
|||||
Partilhar sentimentos e
combater preconceitos.
|
|||||
Internalizar regras para
conviver em grupo.
|
|||||
Saber cooperar em diferentes
tarefas.
|
|||||
Conhecer suas limitações e
possibilidades
|
|||||
Perceber que agressões podem
provocar danos ou dor em outra criança.
|
|||||
Desenvolver atitudes de
solidariedade em relação aos parceiros.
|
|||||
Partilhar com outras crianças
conhecimentos e a identidade do grupo.
|
|||||
Expressar- se corporalmente e
verbalmente.
|
|||||
Reconhecer sensações produzidas
por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor.
|
|||||
Solicitar aconchego em
situações cotidianas.
|
|||||
Conhecer seus recursos e
limitações pessoais em determinadas situações
|
|||||
Identificar elementos que lhe
provocam medo e buscar ajuda para superá- lo.
|
|||||
Reconhecer alguns elementos da
sua identidade cultural, regional e familiar.
|
|||||
Guardar brinquedos e materiais
nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.
|
|||||
Cuidar do entorno próximo e ter
iniciativa de limpar o que está sujo.
|
|||||
Saber usar a água e energia
elétrica sem desperdiçá-la.
|
|||||
Adquirir noções de cuidados e
riscos ambientais.
|
|||||
EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E
IMAGINAR
|
|
Aprender a brincar com as
professoras de esconder.
|
|
Participar de cirandas e
brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos.
|
|
Reproduzir situações cotidianas
no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.
|
|
Aprender a brincar com
marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que
inventaram.
|
|
Construir com o auxílio do
professor brinquedos de sucatas.
|
|
Imitar gestos e cantos do
professor e dos colegas.
|
|
Usar objetos de um modo
inusitado e em substituição de outros
|
Comentários
Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
ResponderExcluirTenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
Deixo a minha benção e muita paz e saúde.
Que bom q gostou com certeza seguirei o seu blog não vejo nenhum problema é muito bom fazer amigos virtuais ,volte sempre que quiser!!!
ResponderExcluir